EDUCAÇÃO


EDUCAÇÃO

“Aprender e ensinar faz parte da existência humana, como dela fazem parte a linguagem, o amor, o ódio, o medo, a curiosidade, então não há como aprender e ensinar sem essas habilidades humanas.”

 Papel do educador na prática de desenvolvimento pleno:

O inicio da escolarização é um marco na vida  de  todos  os  indivíduos pois  a partir  desse momento ele é inserido em mais  um  grupo social, que é extremamente  importante para seu desenvolvimento  intelectual e social. Garantir que esses sejam de fato desenvolvidos de forma positiva implica na necessidade de todos os envolvidos trabalharem favorecendo a socialização, cooperação, solidariedade, tolerância e o pensamento crítico. Dessa forma, estaremos formando cidadãos, pessoas capazes de conviver, comunicar e dialogar num mundo interativo, dentro da perspectiva onde as pessoas reconhecem a interdependência dos processos individuais e coletivos

Importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos:

A demonstração de interesse e participação na vida escolar dos filhos é fundamental  em  seu  processo de aprendizagem, leva-os, dentre outras coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um comportamento cooperativo.  Os pais, precisam entender, no entanto, que acompanhar o desenvolvimento na escola não devem significar apenas cobrança. O acompanhamento pressupõe muito mais que isso. É necessário estimular, motivar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir.

 “Nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada.”

O papel das relações interpessoais no contexto escolar:

Compreendemos que o homem é um ser social por natureza, desde o momento de seu nascimento, o mesmo já se encontra inserido em um grupo  social,  e  conforme  cresce, amplia o número de grupos do qual participa estabelecendo nessas relações interpessoais habilidades para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e  ideias utilizando  os na solução dos problemas cotidianos. Já nas relações intrapessoais o aluno precisa ter controle  emocional  para  sentir-se satisfeito, ser eficiente em sua vida, dominando os hábitos mentais que impulsionam sua aprendizagem. Tal afirmação pressupõe que pessoas emocionalmente inteligentes sejam mais produtivas no trabalho e com menos conflitos.

A Educação de adultos, hoje:

A educação de adultos, hoje, virando educação popular cresceu muito, se tornou mais abrangente. Um grande passo para a educação foi realmente sua implantação. 

A educação popular pode ser entendida como facilitadora  dos  meios  de aprendizagem, como a que insere os grupos no movimento de superação do conhecimento de forma mais crítica,  onde  a  certeza  entra no lugar da dúvida.

Redes sociais na educação:

As redes sociais têm enorme atrativo no aspecto pessoal e de relação por parte dos que  fazem uso dela. Permite criar um  ambiente  de trabalho favorável, o que é um dos motivos de sucesso. Elas têm o valor incontestável de aproximar a aprendizagem formal da informal. Permite que o estudante se expresse por ele mesmo, comece relacionamentos com outras pessoas e atenda as exigências próprias da sua educação.  Mas é preciso estar ALERTA, a rede social significa também ensina-los a conhecer onde estão seus limites, a respeitar a escola, aos seus companheiros e a si próprio transformando a informação em conhecimento. Todos somos diferentes, com distintas leituras de mundo, o que pode ser bom para um, pode não ser do interesse do outro.

 Ninguém nasce feito: é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos. De fato ninguém nasce feito, a prática precisa da teoria como a teoria precisa da prática.

Competência para ensinar inclui  postura  reflexiva, capacidade de analisar a própria conduta  e  a  partir  dessa  análise efetuar  ajustes  e  melhorias  no trabalho de sala de aula, pois, com certeza o ensino será mais eficaz se baseado em pesquisa e descoberta.

A  importância dos conteúdos, a qualidade da posição do educador em face deles, o que passa  ser  mais importante é a maneira como este vai ser aprendido pelos alunos e incorporado a sua pratica.

Deila Vilaverde Moutinho Cerolini

Pedagoga – Orientação Educacional

EEEM Demétrio Ribeiro

Atuação: Vice-diretora  Alegrete – RS

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

21 dez 2016


Por Deila Vilaverde Moutinho Cerolini
Anuncie